Wednesday, September 30, 2015

Projeto incentiva mulheres no cultivo de plantas orgânicas nos quintais de casa

Projeto incentiva mulheres no cultivo de plantas orgânicas nos quintais de casa

por Karol Assunção da Agência Adital
Leia o original no site Adital

Capacitar mulheres em agroecologia e segurança alimentar. Esse é um dos objetivos do projeto Frutos da Terra: uma experiência de agroecologia urbana em quintais produtivos. A iniciativa, promovida pela organização não-governamental Elo Feminista, em parceira com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, está com inscrições abertas para mulheres acima de 16 anos residentes nos bairros: Barra do Ceará, Beira Rio e Pici, em Fortaleza, Ceará.

Simone Holanda, uma das coordenadoras do projeto, explica que a intenção é capacitar as participantes a produzirem hortas orgânicas e plantas medicinais e ornamentais nos quintais de casa. "A ideia é mostrar que é possível ter renda também em espaços domésticos. Elas podem vender mudas de plantas medicinais, por exemplo", comenta.

Para isso, as participantes, primeiro, terão formações sobre agroecologia, segurança alimentar, questão de gênero, saúde da mulher e auto-organização. Na segunda fase, já com as mãos na terra, elas terão formações sobre solo, tipos de plantas que podem ser produzidas, quantidade de água necessária para cada muda, entre outros pontos.

As capacitações acontecerão nos espaços de hortas das escolas municipais Herondina Lima Cavalcante, no Conjunto Beira Rio (Barra do Ceará), e na escola José Bonifácio de Sousa, no Pici. As formações também ocorrerão nos próprios quintais das casas das participantes. Segundo Simone, as mulheres serão acompanhadas por um engenheiro agrônomo e uma técnica em agroecologia.

De acordo com a coordenadora do projeto, durante as atividades, as mulheres serão incentivadas a se organizar em grupos para vender as hortaliças em feiras agroecológicas e também discutir demandas relacionadas a elas e à comunidade. "Vamos incentivando as mulheres para que elas se auto-organizem nas comunidades", ressalta.

O projeto Frutos da Terra: uma experiência de agroecologia urbana em quintais produtivos é destinado a 50 mulheres acima de 16 anos residentes nos bairros: Barra do Ceará, Beira Rio e Pici.

No comments:

Post a Comment